areas-do-direito-para-atuar

Cartas a um Jovem Advogado👉 https://amzn.to/4dsZLHD

Áreas do Direito: Quais as melhores áreas do Direito para atuar?

Uma das principais motivações no meio jurídico são as diversas áreas do direito para atuar, que estão disponíveis. O famoso “leque jurídico”.

E embora essa ampla gama de alternativas forneça muita flexibilidade, para muitas pessoas também pode levantar uma questão difícil: em que área do direito devo me especializar? ou será melhor atuação geral?

Essa decisão não é fácil e não deve ser tomada da noite para o dia, pois, como entendemos a seguir, na verdade existem muitos “direitos” diferentes, e também perfis de clientes (público-alvo).

O importante é ter paciência, para não se enrolar e escolher um ramo que pouco tem a ver com o que você realmente quer para sua vida.

Então, para ajudar você que ainda tem dúvidas ou não sabe em quais áreas trabalhar, listei abaixo as principais áreas do direito para atuar.

Siga comigo:

  • Áreas do Direito para Atuar
  • Áreas do Direito que mais ganham
  • Quais as áreas do Direito mais promissoras?
  • Quais são as áreas do Direito?
  • Áreas novas do Direito
  • Áreas mais rentáveis do Direito
  • Melhores áreas do Direito

Áreas do Direito para Atuar

Abaixo iremos listar algumas áreas do direito mais tradicionais, ressaltando desde já muitas outras subáreas dentro de cada lista.

Além disso, praticamente cada uma das áreas permite atuações nos segmentos privado e público.

Áreas do Direito para atuar

1. Direito Civil (ou Direito Privado)

Um dos principais ramos do Direito, sem dúvidas, é o Direito Civil. Isso porque serve de base para muitas outras áreas.

Na advocacia civil o profissional pode representar os interesses de pessoas naturais ou jurídicas nas mais diversas questões.

Alguns exemplos são: contratos, cobranças, empresarial, direitos reais, usucapião, heranças, matrimônio e união estável, indenizações etc.

A advocacia civil é tão ampla que se sugere ao profissional a especialização em um segmento dentro do Direito Civil.

2. Direito Ambiental

A proteção ao meio ambiente ganhou especial relevância na Constituição Federal. Desse modo, as leis ambientais brasileiras são reconhecidas mundialmente, o que atrai muita demanda para profissionais qualificados nessa área.

Dentre as inúmeras tarefas do advogado ambientalista, destacam-se o acompanhamento de licenciamentos ambientais, infrações ambientais, além de atuação em processos cíveis e criminais vinculados à legislação ambiental.

3. Direito Empresarial

O advogado empresarial pode defender os interesses comerciais de empresários e sociedades em questões, como abertura e fechamento de empresas, contratos e estatutos sociais, registro de marcas e patentes, processos de falência e recuperação judicial de empresas.

4. Direito Digital

Excelente área para atuação profissional, e com grande potencial para os próximos anos. Afinal, o advogado que atua com Direito Digital pode atuar para provedores de internet, empresas de software, bancos, usuários da internet, lojas virtuais, startups e muitos outros.

Vale destacar também a atuação em crimes virtuais, o que vem ocorrendo diariamente no nosso País. Praticamente todos os dias alguém é ofendido ou se sente ofendido na Internet, e procura profissionais para defender a sua imagem.

Também, destaca-se no Direito Digital o surgimento do Marco Civil da Internet, o que tornou o advogado especialista em Direito Digital um dos mais procurados atualmente.

5. Direito do Consumidor

Nessa ramo de atuação, o advogado consumerista é chamado a resolver litígios entre pessoas físicas e empresas, e também para fornecedores de bens e serviços. A legislação básica é o Código de Defesa do Consumidor.

6. Direito Contratual

Área o Direito importantíssima para quem busca atuação extrajudicial. O advogado é procurado para elaborar os mais diversos contratos (típicos ou atípicos), tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

7. Direito Penal

Uma das tradicionais áreas do Direito é o Direito Penal. O advogado criminalista possui ampla área de atuação envolvendo crimes e contravenções penais.

A título de exemplo, pode-se citar atuação em delegacias, audiências de custódia, inquéritos policiais, defesas em processos judiciais, recursos, tribunal do júri, execução penal, compliance e até mesmo consultoria jurídica.

E a atuação do advogado criminalista pode ser em favor da vítima (como assistente da acusação ou em ações penais privadas) ou do acusado.

Manual de Defesa Criminal Para Defensores Públicos e Advogados: Fábrica de Criminalistas 👉 https://amzn.to/3WyDVfP

8. Direito do Trabalho

A advocacia é uma das áreas mais demandadas no Brasil. Talvez seja a área com maior volume de trabalho.

Isso porque o complexo de normas trabalhistas nas disputas entre empregados, empregadores e sindicatos faz com que o advogado trabalhista tenha amplo campo de atuação.

Áreas do Direito para atuar

9. Direito Tributário

O advogado tributarista é outro profissional muito buscado por pessoas físicas e empresas. Isso porque não é nenhuma novidade que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo.

E, claro, a função do advogado será proteger os interesses do contribuinte de eventuais equívocos do fisco, bem como em autuações administrativas e crime tributários.

10. Direito Previdenciário

O advogado especializado em Direito Previdenciário também é muito procurado todos os dias. A Reforma da Previdência trouxe inúmeras questões e dúvidas aos segurados e beneficiários. Além disso, a atuação profissional do advogado pode ocorrer de maneira administrativa perante o INSS e também judicial.

Novas Áreas do Direito para Atuar

Se você busca novas áreas do Direito, saiba que também há muito espaço para se especializar.

Poderíamos citar a mediação, a conciliação e a arbitragem, que são áreas fora da justiça para resolução de problemas nas relações jurídicas.

Também poderíamos citar a advocacia para startups, um segmento que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. O advogado especializado em startups será demandado para elaborar termos de uso, políticas de privacidade, contratos de investimento, consultoria e assessoria jurídicas nas mais diversas áreas do Direito, como Direito Empresarial, Direito Societário, Direito Contratual, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Digital, LGPD, Direito do Consumidor entre outras.

Carreiras Jurídicas

Todas as áreas que citamos acima possibilitam atuar nos segmentos público e privado.

Na área privada, o advogado poderá atuar em escritórios de advocacia, empresas, bancos, seguradoras, imobiliárias, empresas de consultoria, e muitos outros.

Na carreira pública, também há muitas opções, senão vejamos algumas:

– Advocacia Pública: Consiste em defender os direitos e interesses de quem não tem condições de contratar um advogado privado, como defensor público. Ou, ainda, defendendo os interesses de Municípios, dos Estados, da União e autarquias e fundações públicas, nas mais diversas procuradorias existentes.

– Carreira Policial: Seja como delegado ou nas mais diversas carreiras da polícia judiciária, polícia penal.

– Carreira nos Tribunais: Todos os órgãos do Judiciário exigem servidores públicos concursados. Há inúmeros concursos para técnicos e analistas atuarem na Justiça Comum Estadual, Federal, Trabalhista, Militar e Eleitoral.

– Magistratura: Uma das principais carreiras do Direito. O magistrado conduz processos e demandas, e soluciona os conflitos colocados em juízo. Podem ser estaduais ou federais.

– Ministério Público: A Promotoria de Justiça também chama muito a atenção de quem sonha em concurso público. O Promotor de Justiça defende os interesses da sociedade, atua como fiscal da lei e também como titular de ações penais perante o Judiciário.

– Carreira Fiscal: Outra área muito almejada nos concursos públicos. O profissional poderá atuar como Procurador da Fazenda Nacional ou nas esferas Estadual e Municipal, buscando créditos tributários não recolhidos pelos contribuintes.

Qual Área do Direito Escolher?

Neste artigo você viu as principais áreas do Direito para atuar, levando em consideração o atual cenário brasileiro.

É importante, na hora da escolha, lembrar que estamos em uma sociedade dinâmica que exige que o direito se adapte para atender às novas demandas.

A todo momento novos conflitos surgem, novas demandas e, consequentemente, novas normas jurídicas que exigirão do profissional atualização e aperfeiçoamento para se destacar no mercado.

Cartas a um Jovem Advogado👉 https://amzn.to/4dsZLHD

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *